sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

PROJETO DE LITERATURA - NIGRO GAVA

Alunas participantes e  professor Pedro, idealizador do projeto 
 
O projeto de literatura nasceu da necessidade dos alunos converterem em literatura a realidade que os cercam.
O que começou como uma brincadeira logo tomou uma dimensão muito profunda, e acabou envolvendo alunos do Fundamental II e também alunos do Ensino Médio.
Mas afinal o que é o conto? Mário de Andrade autor de Macunaíma nos provoca com a seguinte resposta: “O conto é tudo aquilo que o autor quer que ele seja!” 
Pois bem, aqui está disponível para download tudo aquilo que os alunos desejaram! 
Acredito que você leitor ficará surpreendido com o conteúdo desses escritos, igualmente surpreso fiquei quando soube que alguns pais estavam ajudando os alunos a escreverem suas histórias! 

A educação se constrói com diálogos, o espaço da escola é um intenso diálogo, palco que se descortina vivências, olhares e afetos, nesse sentido os alunos apenas seguiram os conselhos da escritora argentina Adela Kohan: “Escrever é transformar em literatura tudo aquilo que nos cerca”. E assim foi, só agradeço a todos que participam, dando ideias, aconselhando e que abraçaram a ideia, o ato da leitura não inicia apenas com a leituras dos clássicos tão pouco no momento em que nos alfabetizamos pela letra escrita, a leitura vai além, já inicia no momento do nosso nascimento e continua por toda a nossa vida, quando pequenos aprendemos o que é uma árvore, uma nuvem e assim por diante o passo de aprender a ler a palavra escrita é mera continuidade desse processo de decodificação da vários significados da realidade. Aproveito o espaço para agradecer todos os alunos pelo engajamento e a preocupação com a forma que o projeto foi tomando, todo cuidado e carinho, das conversas nos corredores da escola sobre contos, de ideias originais, e todo o fabuloso universo que a leitura nos provoca!

CLIQUE  AQUI PARA BAIXAR NOSSO LIVRO "HISTÓRIAS AO VENTO - ANTOLOGIA DE CONTOS"  
                   DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS, JAPONÊS E ALEMÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário